Denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, o joanete é uma saliência óssea que se constitui na articulação da base do dedão do pé ou do primeiro metatarso e forma-se quando o dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora.

Além de causar dor no pé ao caminhar, a pele sobre o joanete pode ficar vermelha, dolorida e sensível.

Quais as causas do joanete?

A pressão exercida por sapatos inadequados de forma contínua sobre os dedos, especialmente por calçados apertados, com bico fino e/ou de salto alto, é uma das principais causas do joanete. Além disso, outros fatores também são responsáveis pelo  surgimento do joanete:

  • Uso de saltos altos;
  • Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas;
  • Artrite;
  • Problemas congênitos do pé, como má-formação.

Quais os sintomas do joanete?

O sintoma do joanete é principalmente a dor no pé ao caminhar ou ao usar sapatos apertados. Além disso, o joanete também pode se apresentar como uma calosidade na região do dedão do pé ou por meio de inchaço, vermelhidão ou dor.

Qual o tratamento para o joanete?

O tratamento para o joanete depende de diversos fatores, do grau de saliência e/ou dos tipos de sintomas, mas, em geral, envolve prática de exercícios físicos e também o evitamento do uso de saltos altos, sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas.

No entanto, caso o quadro do joanete seja complexo, causando dor excessiva ou deformidade intensa, a realização da cirurgia geralmente pode se apresentar como uma solução eficaz.

 

A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA),  uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento do joanete e no diagnóstico de condições diversas.